Prepare-se: semana vai ser de calor intenso no RS

A semana que começa vai ser de temperaturas altas no estado, especialmente na terça e quarta. Aqui no litoral, pode fazer até 37º na quarta-feira. Nesta segunda, por enquanto, o tempo permanece ameno no litoral, máxima de 27º em Capão da Canoa e 29º em Osório.

As máximas ficam entre 33ºC e 35ºC nesta segunda no Norte gaúcho, alcançam entre 37ºC e 39ºC no Noroeste e variam entre 36ºC e 38ºC no Oeste, na região de Uruguaiana. Por sua vez, a influência do ar mais frio na costa que traz vento impede maior aquecimento no Sul e no Leste gaúcho, mas mesmo assim a Grande Porto Alegre pode ter de 32ºC a 33ºC à tarde.

Na terça, o calor aumenta ainda mais no Rio Grande do Sul com máximas muito altas na maioria das regiões. No litoral, a máxima atinge os 35º. O Noroeste gaúcho terá máximas ao redor de 40ºC, o que deve ocorrer também na região de Uruguaiana. Muitas cidades do Centro, Norte e o Oeste do Estado vão superar os 35ºC. Na Grande Porto Alegre, máximas de 34ºC até 36ºC.

A quarta-feira será o pior dia de calor com extremos de temperatura máxima. São esperadas marcas à tarde de 39ºC a 41ºC no Noroeste, no Oeste do Estado, em pontos do Centro do Estado, nos vales e Grande Porto Alegre. Alguns bairros de Porto Alegre podem ter 39ºC a 40ºC. Mesmo na Serra se espera muito calor com alguns municípios superando os 35ºC na tarde da quarta-feira.

Uma frente fria avança com chuva e risco de temporais pelo Sul e o Oeste já no final da quarta e traz instabilidade para a maioria das regiões na quinta, mas o dia ainda começará muito quente e abafado.

A MetSul Meteorologia alerta ainda para risco alto a extremo de fogo no Rio Grande do Sul. O calor aliado à estiagem cria um cenário favorável para incêndios.

Tagged: , , , , , , , , , , , , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.