Finados deve ter movimento semelhante ao Ano-Novo no litoral

Após apelo de municípios, Litoral vai receber reforço de 380 profissionais da segurança

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou, nesta quinta-feira (29), que irá reforçar as equipes no litoral gaúcho para o feriado de Finados, lembrado na próxima segunda-feira (20).

O aumento do efetivo se dá após a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) pedir ajuda tendo em vista a probabilidade de alto movimento, o que gera um pedido de cautela por parte dos municípios por causa da pandemia.

Será enviado aos municípios do litoral um contingente que soma 380 servidores da pasta, entre brigadianos,policiais civis e bombeiros. O helicóptero da BM ficará na base de Capão da Canoa em caso de necessidade.

O prefeito de Imbé e presidente da associação, Pierre Emerim da Rosa, afirma que os municípios litorâneos dependem de turistas para sobreviver financeiramente, mas lembra a necessidade de cuidados. Conforme ele, se espera no comércio e área de hospedagem um movimento “similar ao réveillon”, já que, em algumas repartições públicas, o ponto facultativo do Dia do Servidor Público foi mesclado ao feriado.

A associação de municípios lembrou, ao pedir o reforço, que há mais de mil pessoas com as doença ativa no Litoral Norte e 55 internados, “números nunca verificados nem mesmo na fase mais aguda da pandemia”.

O prefeito ainda recordou que as cidades não possuem equipes de fiscalização suficientes para a nova demanda da pandemia e um número grande de turistas e, por isso, a necessidade de ampliação do policiamento como forma de prevenção e de presença poder público.

Serão destinados para o patrulhamento no litoral 150 alunos-soldados da Brigada Militar no litoral, acompanhados por outros 60 policiais militares dos cinco Batalhões de Polícia de Choque (BPChoque). Há ainda 60 policiais civis que irão em medida extraordinária, durante o feriado, para Capão da Canoa, Torres, Tramandaí, Cidreira e Rio Grande.

Gaúcha ZH

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.